quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Palavras Iniciais

Boa tarde amigos... concurseiro como todos vocês, após algum tempo de estudo percebemos a importância de se resolver provas anteriores. É impressionante como as bancas repetem questões e tendem a cobrar o mesmo assunto várias vezes, e tentando diminuir o tempo para a aprovação, resolvemos compartilhar um pouco do nosso conhecimento adquirido, postando questões de provas anteriores de AFO, Contabilidade Pública, SIAFI, Contabilidade Geral e outros assuntos atualmente cobrados em provas para o cargo de Contador e outros cargos que contenham essas matérias cada vez mais presente nos concursos.
Utilizando as provas anteriores e tendo a teoria necessária para entender cada questão, certamente você terá um método de estudos bastante eficaz, com foco no resultado.
Inicialmente iremos trabalhar em cima de provas da CESPE. Críticas e sugestões são sempre construtivas e para esquentarmos os motores, ai vai a primeira questão.

(MPU-Analista Controle Interno 2010) O registro de receitas e despesas orçamentárias pode gerar lançamentos simultâneos no sistema financeiro, no orçamentário e no patrimonial.

C – A afirmativa está certa, considerando que não uma imperatividade na afirmação, deixando a possibilidade de acontecer ou não os lançamentos simultâneos nos respectivos sistemas. De modo geral essa é uma característica das receitas e despesas de capital. A exemplo temos a Alienação de um ativo, que envolve registro no subsistema financeiro devido a entrada de recursos, no orçamentario pois toda alienação depende de autorização legislativa de acordo com o art. 105 § 2º da lei 4.320/64 "O Ativo Permanente compreenderá os bens, créditos e valores, cuja mobilização ou alienação dependa de autorização legislativa" e no patrimonial devido a baixa do ativo. Cabe resaltar que com a edição da resolução CFC nº 1.268/09, o subsistema financeiro deixou de existir e os registros que antes pertenciam a este subsistema passam a integrar o subsistema patrimonial.


Bons Estudos!!!