terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Contabilidade Aplicada ao Setor Público - Demonstrações Contábeis



(IBGE – Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas – Cesgranrio – 2013) Mudanças relevantes ocorreram nas Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público, provocadas pelas novas normas contábeis em vigor para o aludido setor.
Nesse novo contexto, a despesa orçamentária executada passa a ser demonstrada por destinação de recursos no (a)
(A) Balanço Patrimonial
(B) Balanço Orçamentário
(C) Balanço Financeiro
(D) Demonstração dos Fluxos de Caixa
(E) Demonstração das Variações Patrimoniais

Com as mudanças ocorridas na Contabilidade Aplicada ao Setor Público, o Balanço Financeiro passou a demonstrar os Ingressos e Dispêndios por Origem e Destinação de Recursos. Por meio da destinação dos recursos, na execução orçamentária da receita e da despesa, é possível avaliar que demandas da sociedade tiveram arrecadação e empenho, conforme as vinculações legais. Esse mecanismo auxilia, dentre outros, no cumprimento dos seguintes artigos da LRF:

“Art. 8º Parágrafo único. Os recursos legalmente vinculados a finalidade específica serão utilizados exclusivamente para atender ao objeto de sua vinculação, ainda que em exercício diverso daquele em que ocorrer o ingresso.
Art. 50 Além de obedecer às demais normas de contabilidade pública, a escrituração das contas públicas observará as seguintes:
I – a disponibilidade de caixa constará de registro próprio, de modo que os recursos vinculados a órgão, fundo ou despesa obrigatória fiquem identificados e escriturados de forma individualizada; (Lei Complementar 101/2000).”
Resposta letra C.

O Balanço Financeiro será elaborado da seguinte forma: