terça-feira, 15 de julho de 2014

Balanço Financeiro



(Agente de Defensoria Pública – Contador – DPE RJ – FCC 2013)
− Previsão da receita e fixação da despesa referentes à aprovação do orçamento com base na Lei Orçamentária Anual, no valor de R$ 5.000.000,00.
− Recebimento de depósito caução no valor de R$ 135.000,00.
− Lançamento e arrecadação de tributos no valor de R$ 550.000,00.
− Lançamento e arrecadação de receitas de serviços no valor de R$ 3.800.000,00.
− Recebimento de créditos não tributários inscritos em dívida ativa no valor de R$ 80.000,00.
− Contratação de operações de crédito para compra de bens imóveis no valor de R$ 600.000,00.
− Abertura de créditos adicionais especiais no valor de R$ 150.000,00, em agosto de X1.
− Empenho de despesas com: pessoal R$ 480.000,00; serviços de terceiros −pessoa jurídica R$ 3.690.000,00; aquisição de imóveis R$ 800.000,00; amortização da dívida fundada R$ 100.000,00; juros e encargos da dívida fundada R$ 25.000,00.
− Liquidação de despesas com: pessoal R$ 480.000,00; serviços de terceiros −pessoa jurídica R$ 3.580.000,00; aquisição de imóveis R$ 700.000,00; amortização da dívida fundada R$ 100.000,00; juros e encargos da dívida fundada R$ 25.000,00.
− Pagamento de despesas com: pessoal R$ 480.000,00; serviços de terceiros −pessoa jurídica R$ 3.500.000,00; aquisição de imóveis R$ 700.000,00; amortização da dívida fundada R$ 100.000,00.
− Pagamento de Restos a Pagar Processados no valor de R$ 280.000,00.
− Recebimento de um terreno em doação no valor de R$ 150.000,00.

Em reais, o valor das receitas orçamentárias e dos recebimentos extraorçamentários apresentados no Balanço Financeiro referente ao exercício de X1 foram, respectivamente,
(A) 5.000.000 e 135.000.
(B) 5.000.000 e 285.000.
(C) 5.030.000 e 450.000.
(D) 5.030.000 e 240.000.
(E) 5.030.000 e 135.000.
Receita Orçamentária: 550.000,00 + 3.800.000,00 + 80.000,00 + 600.000,00 = R$ 5.030.000,00
Inscrição de Restos a Pagar (Despesa Empenhadas – Despesas Pagas) = (480.000,00 – 480.000,00) + (3.690.000,00 – 3.500.000,00) + (800.000,00 – 700.000,00) + (100.000,00 – 100.000) + 25.000,00 = R$ 315.000,00
Ingresso Extraorçamentário: R$ 135.000,00 (Recebimento de Caução) + 315.000,00 (Inscrição de Restos a Pagar) = R$ 450.000,00.
Resposta letra C.