segunda-feira, 21 de abril de 2014

Assunto: Redução ao Valor Recuperável de Ativos

 FUNDATEC- CAGE-2014

Conforme a NBC TG 01 (R1) – REDUÇÃO AO VALOR RECUPERÁVEL DE ATIVOS, a evidência proveniente de relatório interno que indique que um ativo pode ter se desvalorizado inclui a existência de, EXCETO:

a) Fluxos de caixa para adquirir o ativo ou necessidades de caixa subsequentes para operar ou mantê-lo, que sejam significantemente mais elevadas do eu originalmente orçadas.
b) Fluxos de caixa líquidos realizados, lucros ou prejuízos operacionais gerados pelo ativo, que são significativamente piores do que aqueles orçados.
c) Queda significativa nos fluxos de caixa líquidos orçados ou no lucro operacional, ou aumento significativo no prejuízo orçado, gerados pelo ativo.
d) Prejuízos operacionais ou saídas de caixa líquidas advindos do ativo, quando os números do período atual são agregados com números orçados para o futuro.
e) Fluxos de caixa líquidos realizados ou lucros ou prejuízos operacionais gerados pelo ativo, que são significativamente melhores do que aqueles orçados.

Mais uma questão recente sobre o CPC 01. Segundo a referida norma, podemos ter evidências internas ou externas da desvalorização de um ativo. Segundo o item 14 do Pronunciamento Técnico, evidência proveniente de relatório interno que indique que um ativo pode ter se desvalorizado inclui a existência de:
(a)       fluxos de caixa para adquirir o ativo ou necessidades de caixa subsequentes para operar ou mantê-lo, que sejam significativamente MAIS ELEVADAS do que originalmente orçadas;
(b)       fluxos de caixa líquidos realizados ou lucros ou prejuízos operacionais gerados pelo ativo, que são significativamente piores do que aqueles orçados;
(c)       queda significativa nos fluxos de caixa líquidos orçados ou no lucro operacional, ou aumento significativo no prejuízo orçado, gerados pelo ativo; ou
(d)       prejuízos operacionais ou saídas de caixa líquidas advindos do ativo, quando os números do período atual são agregados com números orçados para o futuro.

Vamos analisar as alternativas:
a) Fluxos de caixa para adquirir o ativo ou necessidades de caixa subsequentes para operar ou mantê-lo, que sejam significantemente mais elevadas do eu originalmente orçadas. Correto de acordo com a literalidade do item 14, “a”.
b) Fluxos de caixa líquidos realizados, lucros ou prejuízos operacionais gerados pelo ativo, que são significativamente piores do que aqueles orçados. Alternativa Correta. Item 14, “b”.
c) Queda significativa nos fluxos de caixa líquidos orçados ou no lucro operacional, ou aumento significativo no prejuízo orçado, gerados pelo ativo. Alternativa Correta. Item 14, “c”.
d) Prejuízos operacionais ou saídas de caixa líquidas advindos do ativo, quando os números do período atual são agregados com números orçados para o futuro. Alternativa Correta. Item 14, “d”.
e) Fluxos de caixa líquidos realizados ou lucros ou prejuízos operacionais gerados pelo ativo, que são significativamente melhores do que aqueles orçados. Erro sutil, pois o certo seria “significativamente piores do que aqueles orçados”, visto que, caso os fluxos de caixa realizados ou prejuízos gerados fossem melhores do que os orçado haveria uma indicação de valorização do ativo.


GABARITO: LETRA E. Bons Estudos!