domingo, 16 de fevereiro de 2014

CASP - Variações Patrimoniais



(TCE PR - Analista de Controle Externo – Ciências Contábeis – FCC – 2011) Determinada Entidade Pública adquiriu um veículo, a prazo, pelo valor de R$ 30.000,00. Sob o enfoque patrimonial,
(A) houve aumento no patrimônio líquido da Entidade por tratar-se de variações patrimoniais quantitativas aumentativas.
(B) é uma despesa de capital que aumenta o patrimônio líquido da Entidade.
(C) não houve aumento no patrimônio líquido da Entidade por tratar-se de variações patrimoniais qualitativas.
(D) é uma despesa corrente que não aumenta o patrimônio líquido da Entidade.
(E) houve variação patrimonial quantitativa diminutiva, por isso alterou o patrimônio líquido da Entidade.

Para melhor responder a questão, basta saber qual registro contábil ocorre no momento da aquisição de um veículo. Aqui é importante destacar que, com as mudanças ocorridas na Contabilidade Aplicada ao Setor Público, esse registro contábil sofreu mudanças significativas. Não há mais que se falar em Mutação, como antes ocorria. Se você não sabe o que são mutações, melhor ainda... hehehehe!!!
O lançamento contábil é:
D – Ativo (Veículo)
C – Caixa e Equivalentes de Caixa (à vista) / Contas a Pagar (a Prazo)

Portanto, independentemente do pagamento ser à vista ou a prazo, o registro não ira alterar a situação patrimonial da entidade, ou seja, trata-se de uma variação patrimonial qualitativa. Resposta letra C.
Cumpre destacar que Variação Patrimonial Qualitativa é aquele em que ocasiona alteração da situação liquida patrimonial.

Receita Orçamentária



(TCE PR - Analista de Controle Externo – Ciências Contábeis – FCC – 2011) A Prefeitura Municipal de Gente Feliz arrecadou, no exercício de 2011, R$ 250.000,00, a título de multas de trânsito. Sob o aspecto orçamentário, o ingresso destes recursos deve ser classificado em:
(A) Transferências Correntes.
(B) Receita Patrimonial.
(C) Transferências de Capital.
(D) Outras Receitas Correntes.
(E) Receita de Penalidades Administrativas.

Segundo as Categorias Econômicas, as receitas se classificam em: Receitas Correntes e Receitas de Capital. As receitas correntes obedecem ao seguinte esquema: Receita Tributária – Impostos, Taxas e Contribuições de Melhoria; Receita Patrimonial - Receitas Imobiliárias, Receitas de Valores Mobiliários, Participações e Dividendos, Outras Receitas Patrimoniais; Receita Industrial - Receita de Serviços Industriais, Outras Receitas Industriais; Transferências Correntes; Receitas Diversas – Multas, Cobrança da Divida Ativa e Outras Receitas Diversas.
Com base no exposto, podemos concluir que a resposta é a letra D, ou seja, Outras Receitas Correntes!!!!