sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

SIAFI

(MPU - Analista de Contabilidade - 2010) Os códigos de eventos mantêm correlação com os documentos de entrada do SIAFI, excetuando-se os eventos de classes 50 a 80.

E -  Os códigos de eventos mantêm correlação com os documentos de entrada do SIAFI, excetuando-se os eventos de classes 50, 60, 70 e 80.

Subsistema de Contas

(MPU - Analista de Contabilidade - 2010) No ativo e no passivo compensado, registram-se eventos que não representem impacto imediato no patrimônio.

C - No ativo e passivo compensado estão contabilizados as contas do susbistema compensado e tambem do subsistema orçamentário. O subsistema compensado registra atos que possam a vir afetar o patrimonio no futuro, ou seja, os atos administrativos de natureza não orçamentária.

Plano de Contas

(MPU - Analista de Contabilidade - 2010) As rubricas contábeis estão estruturadas nos níveis de classe, grupo, subgrupo, elemento e subelemento.

C - As rúbricas contábeis estão estruturadas em classe, grupo, subgrupo, elemento, subelemento, item e subitem. A supressão das categorias “item” e “subitem” não torna a assertiva incorreta, pois por exemplo temos o plano de contas utilizado pela administração federal em que sua estrutura é desdobrada somente até o terceiro nível (subgrupo) 

Subsistema de Contas

(MPU - Analista de Contabilidade - 2010) O registro de receitas orçamentárias gera sempre lançamentos simultâneos nos sistemas orçamentário e patrimonial.

 E - Para que haja lançamento no subsistema patrimonial é necessário que a receita orçamentária seja proveniente de um fato que envolva bens patrimonias (bens, direitos e obrigações) como por exemplo:
Baixa de empréstimos a receber por amortização
Receitas provenientes da venda de um bem

Portanto nem toda receita orçamentária gera lançamento no subsistema patrimonial, mas sempre sim no subsistema orçamentário.

SIAFI

(MPU - Analista de Contabilidade - 2010) Lançamentos a débito elevam o saldo das contas de variações ativas.

E - As contas de variações ativas encontram-se na DVP, a qual funciona igual a DRE, sendo creditado as variações ativas e debitado as variações passivas. Por exemplo no momento do recebimento de uma receita orçamentária é feito o seguinte lançamento:

D - Bancos - Balanço Patrimonial
C - Receitas Orçamentária (Variação Ativa) - Demonstação das Variações Patrimonias