segunda-feira, 26 de maio de 2014

NBC T 16.2



(ALEPE – Analista Legislativa – Especialidade Contabilidade – FCC – 2014) Considere as afirmativas sobre o Sistema Contábil.
I. Representa a estrutura de informações sobre identificação, mensuração, registro, controle, evidenciação e avaliação dos atos e dos fatos da gestão do patrimônio público.
II.  Tem por objetivo orientar e suprir o processo de decisão, a prestação de contas e a instrumentalização do controle social.
III.  Está estruturado nos seguintes subsistemas de informações: orçamentário, financeiro, patrimonial, de custos e de compensação.
IV.  É composto por três grupos: ativos, passivos e patrimônio líquido.

De acordo com a NBC T 16.2, está correto o que se afirma APENAS em

(A) I e II.
(B) II e III.
(C) III e IV.
(D) II e IV.
(E) I e III.

Considerando que alguns itens são cópias da NBC T 16.2, vamos analisar individualmente os itens:

I. Representa a estrutura de informações sobre identificação, mensuração, registro, controle, evidenciação e avaliação dos atos e dos fatos da gestão do patrimônio público. item 10 da NBC T 16.2. Assertiva correta!
II.  Tem por objetivo orientar e suprir o processo de decisão, a prestação de contas e a instrumentalização do controle social. item 10 da NBC T 16.2. Assertiva correta.
III.  Está estruturado nos seguintes subsistemas de informações: orçamentário, financeiro, patrimonial, de custos e de compensação. Quando da edição da NBC T, havia o subsistema financeiro. Entretanto, atualizações posteriores o referido subsistema foi incorporado ao subsistema de informações patrimoniais.
IV.  É composto por três grupos: ativos, passivos e patrimônio líquido. Item incorreto. Vi

Resposta letra A.