quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Contabilidade Geral

(TRT 21 – CESPE 2010) Considere que uma empresa tenha vendido uma parte do maquinário que usava para a produção de suas mercadorias e que ainda não estava inteiramente depreciado, mas o contabilista se enganou e registrou a venda em duplicidade. Nessa situação, o balancete de verificação do mês em que a venda foi registrada não poderá ser fechado.

E – O balancete registra apenas os débitos e os créditos, sendo que o saldo de cada coluna deve ser igual. Considerando que houve tanto débito quanto crédito, apesar de incorreto, o saldo dos débitos será igual ao saldo dos créditos.

Contabilidade Geral: Livro Diário

(TRT 21 – CESPE 2010) Entre as formalidades intrínsecas da escrituração contábil, consta a obrigação de manter livros sem rasuras, emendas, entrelinhas, borrões ou raspaduras, espaços em branco, observações ou escritas à margem.

C - O livro Diário, destinado ao registro dos fatos contábeis ou administrativos é obrigatório, comum, principal e cronológico. Cabe destacar que, apesar da legislação do imposto de renda afirmar ser facultativo a adoção pelas pessoas que optam tributar pelo Lucro Presumido, estas devem atender a obrigatoriedade imposta pela legislação comercial.

Na escrituração do livro Diário algumas formalidades devem ser observadas:

- Formalidades extrínsecas: São as relacionadas à apresentação ou aparência do livro, tais como:

1. ser encadernados;

2. ter suas folhas numeradas tipograficamente;

3. possuir termo de abertura e de encerramento, em que conste, entre outras informações, a assinatura do responsável, a identificação da empresa e do livro (espécie de livro, número de páginas, número de ordem, etc.).

- Formalidades intrínsecas: são as relacionadas à escrituração propriamente, tais como:

1. obedecer a um método de escrituração mercantil uniforme, em língua e moeda nacionais, com individualização e clareza;

2. ser escriturados em rigorosa ordem cronológica;

3. não conter rasuras, emendas, entrelinhas, borrões ou raspaduras, espaços em branco, observações ou escritas à margem.

Diante do exposto, pode-se afirmar que a questão está correta.

Contabilidade Geral

(TRT 21 – CESPE 2010) O aumento do capital social mediante a incorporação de reservas constitui um fato contábil permutativo, sem alteração no total do ativo da empresa.

C – O Patrimônio Líquido é constituído de:

Capital Social;

Reservas de Capital;

Ajustes de Avaliação Patrimonial;

Reservas de lucros;

Ações em Tesouraria (Conta Devedora); e

Prejuízos Acumulados.

Para que ocorra um aumento do Capital Social mediante constituição de reservas, deverá ser efetuado o seguinte lançamento:

D – Reserva

C – Capital Social

Observem que ocorreu somente uma permuta de valores entre as contas (diminui as reservas e aumenta o capital social), não afetando a situação líquida.

Desta forma, é possível concluir que este é um fato contábil permutativo, ou seja, que não altera a situação líquida da entidade.