segunda-feira, 28 de julho de 2014

Lei n. 4.320/64



(Analista Ministerial – Contador – MPE/MA – FCC 2013) Com relação aos créditos adicionais, nos termos da Lei Federal n.4.320/64, é correto afirmar:
(A) A abertura dos créditos suplementares e especiais depende da existência de recursos disponíveis para ocorrer a despesa e será precedida de exposição justificativa.
(B) A anulação total ou parcial de despesas empenhadas e não pagas é fonte para abertura de créditos adicionais.
(C) O excesso de receita extraorçamentária poderá ser utilizado como fonte para abertura de créditos adicionais.
(D) Os créditos suplementares e especiais são aqueles que se destinam a reforço de dotação orçamentária.
(E) A abertura de créditos extraordinários deve estar autorizada na Lei Orçamentária Anual.

Para melhor comentar a questão, vamos analisar cada um dos itens:

(A) A abertura dos créditos suplementares e especiais depende da existência de recursos disponíveis para ocorrer a despesa e será precedida de exposição justificativa. Certo, conforme art. 43 da Lei n. 4.320/64.
(B) A anulação total ou parcial de despesas empenhadas e não pagas é fonte para abertura de créditos adicionais. Errado. Conforme art. 43 da Lei n. 4.320/64, consideram-se recursos para abertura de créditos adicionais: I o superávit financeiro apurado em balanço patrimonial do exercício anterior; II - os provenientes de excesso de arrecadação; III - os resultantes de anulação parcial ou total de dotações orçamentárias ou de créditos adicionais, autorizados em Lei; IV - o produto de operações de credito autorizadas, em forma que juridicamente possibilite ao poder executivo realiza-las.
(C) O excesso de receita extraorçamentária poderá ser utilizado como fonte para abertura de créditos adicionais. Errado. Receita Extraorçamentária é uma receita em que a entidade é apenas depositária fiel de determinado recurso não se enquadrando nos casos dispostos no item ‘b’.
(D) Os créditos suplementares e especiais são aqueles que se destinam a reforço de dotação orçamentária. Errado. Essa definição é apenas dos créditos suplementares. Já os créditos especiais são os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica.
(E) A abertura de créditos extraordinários deve estar autorizada na Lei Orçamentária Anual. Errado. Conforme art. 44 da Lei n. 4.320/64 Os créditos extraordinários serão abertos por decreto do Poder Executivo, que deles dará imediato conhecimento ao Poder Legislativo.