sábado, 8 de fevereiro de 2014

Contabilidade Aplicada ao Setor Público - Avaliação/Mensuração




(IBGE – Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas – Cesgranrio – 2013) De acordo com os termos da NBC T16.10 (Avaliação e Mensuração de Ativos e Passivos em Entidades do Setor Púbico), aprovada pela Resolução CFC n. 1.137/2008 e  da nova redação dada pela Resolução CFC n. 1.437/2013, as disponibilidades, quando em moeda estrangeira, devem ser convertidas à taxa de câmbio vigente na data do (a) 


(A) balanço patrimonial
(B) efetivo ingresso da moeda estrangeira na entidade
(C) fechamento do contrato de compra de moeda estrangeira
(D) registro da operação de aquisição da moeda estrangeira, no órgão competente
(E) autorização para aquisição da moeda estrangeira

As disponibilidades são mensuradas ou avaliadas pelo valor original, feita a conversão, quando em moeda estrangeira, à taxa de câmbio vigente na data do Balanço Patrimonial. Resposta letra A.

Contabilidade Aplicada ao Setor Público - Avaliação/Mensuração



(IBGE – Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas – Cesgranrio – 2013) A NBC T16.10 (Avaliação e Mensuração de Ativos e Passivos em Entidades do Setor Púbico), aprovada pela Resolução CFC n. 1.137/2008 e com nova redação dada pela Resolução CFC n.1.437/2013, define valor realizável líquido como sendo o(a)

(A) montante pelo qual o valor contábil de um ativo ou de unidade geradora de caixa de uma entidade do setor público excede seu valor recuperável.
(B) preço que seria recebido por uma entidade do setor público pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração.
(C) valor de mercado de um ativo, menos o respectivo custo para a sua alienação, ou o valor que a entidade do setor público espera recuperar pelo uso futuro desse ativo nas suas operações, dos dois o que for maior.
(D) quantia que a entidade do setor público espera obter com a alienação ou a utilização de itens de inventário quando deduzidos os gastos estimados para seu acabamento, alienação ou utilização.
(E) redução nos benefícios econômicos futuros ou no potencial de serviços de um ativo, de uma entidade do setor público, a qual reflete um declínio na sua utilidade, além do reconhecimento sistemático por meio da depreciação.

Conforme NBC T 16.10, Valor realizável líquido é a quantia que a entidade do setor público espera obter com a alienação ou a utilização de itens de inventário quando deduzidos os gastos estimados para seu acabamento, alienação ou utilização. Portanto, resposta letra D.
Por oportuno, cumpre destacar que a definição disposta na letra C, conforme a mesma NBC T 16.10, é do Valor recuperável, qual seja, o valor de mercado de um ativo menos o custo para a sua alienação, ou o valor que a entidade do setor público espera recuperar pelo uso futuro desse ativo nas suas operações, o que for maior.