quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Contabilidade Geral

(TRT 21 – CESPE 2010) Se uma empresa utilizar parte de seu resultado econômico para instituir o fundo de previdência de seus empregados e administradores, ela poderá registrar a parcela destinada a esse fundo como despesa na demonstração do resultado do exercício.

E – Primeiramente deve-se atentar para o seguinte ponto:

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTAO ECONÔMICO É DIFERENTE DE DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO.

Demonstração do Resultado Econômico é adota no setor público e tem o objetivo de evidenciar a eficiência na gestão dos recursos no serviço público.

Já a Demonstração do Resultado do Exercício discriminará o resultado da entidade com base nas receitas e despesas ocorridas em determinado período. Conforme Lei n° 6.404/76, art. 187, VI, a Demonstração do Resultado do Exercício, dentre outras coisas, discriminará: “as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa.”

Contabilidade Geral

(TRT 21 – CESPE 2010) Se determinada empresa sacou dinheiro de sua conta bancária, que estava com o saldo zerado, utilizando o crédito do chamado cheque especial, o saldo dessa conta no livro razão do banco onde a empresa tem conta será credor.

E – O saldo da conta corrente será sempre devedor ou nulo. Na questão em tela, deve-se atentar que o uso de cheque especial é uma forma de empréstimo bancário. Desta forma, supondo um saque de R$ 100,00, o lançamento será o seguinte:

D – Banco conta movimento 100,00

C – Empréstimo – cheque especial 100,00

Como se pode perceber, a conta não terá saldo credor, mas sim devedor, porém surgirá um passivo, uma obrigação para com a instituição financeira.

Contabilidade Geral

(TRT 21 – CESPE 2010) Se determinada empresa descontou uma duplicata, para a qual seu banco cobrou uma taxa de 5% do valor total do título, o registro dessa operação deverá envolver um lançamento de terceira fórmula.

C – Lançamento de primeira fórmula: 1 débito e 1 crédito

Lançamento de segunda fórmula: 1 débito e 2 créditos

Lançamento de terceira fórmula: 2 débitos e 1 crédito

Lançamento de quarta fórmula: 2 débitos e 2 créditos

Supondo que o valor a ser descontado será de R$ 1.000,00, o lançamento a que se refere a questão será:

D – Bancos 950,00

D – Despesa Financeira 50,00

C – Duplicata Descontada 1.000,00

Sendo assim, é possível afirmar que o lançamento é de terceira fórmula.