terça-feira, 11 de março de 2014

Assunto: Conceito, Objeto, Finalidade, Técnicas Contábeis

As variações positivas nas contas dos passivos ocorrem quando

a) há fatos e atos permutativos.

b) essas contas são debitadas e creditadas.

c) os débitos são maiores que os créditos.

d) as contas são debitadas.

e) as contas são creditadas.

Questão introdutória e para resolvê-la precisamos saber corretamente a NATUREZA das contas do ATIVO e do PASSIVO. Ocorrerá uma variação POSITIVA nas contas do passivo quando as mesmas forem CREDITADAS. Por sua vez, nas contas do ATIVO, a variação POSITIVA ocorrerá quando forem DEBITADAS. A alternativa “A” está incorreta, pois, quando ocorrem fatos e atos permutativos, não necessariamente teremos como consequência uma variação positiva do PASSIVO. A alternativa “B” também está incorreta, visto que, quando as contas do passivo forem debitadas a consequência será uma variação NEGATIVA das contas do PASSIVO, o que exclui também a alternativa “D”. A alternativa “C” não está correta, pois, não podemos generalizar. Pode ocorrer dos débitos possuírem um saldo maior que os créditos e ocorrer uma variação negativa do ATIVO.

GABARITO: LETRA “E”. Bons estudos.

CASP - Balanço Orçamentário


(Analista Judiciário - Contabilidade – TRT17 - Cespe – 2013)

 



Com base na Lei n.º 4.320/1964 e nas informações apresentadas na tabela acima, referentes ao primeiro exercício financeiro encerrado de determinada entidade governamental, julgue os itens que se seguem.
A partir do confronto entre as receitas e as despesas, foi apurado o resultado orçamentário do exercício com superávit no valor de R$ 13.000,00.
O resultado orçamentário será calculado pela diferença entre a Receita realizada e a despesa empenhada.
Receita orçamentária realizada = 165.000,00
Despesa orçamentária empenhada = 168.000,00
Resultado orçamentário = - R$ 3.000,00
Item Errado