sexta-feira, 11 de julho de 2014

NBC T 16.2



(Agente de Defensoria Pública – Contador – DPE RJ – FCC 2013) A contabilidade aplicada ao setor público utiliza-se de contas escrituradas nos sistemas orçamentário, financeiro, patrimonial e de compensação. São utilizadas contas do Sistema de Compensação para o registro:
(A) das alterações da situação líquida patrimonial decorrentes de alterações de ativos e passivos permanentes independentes da execução orçamentária.
(B) da previsão da receita e da fixação da despesa, analiticamente, de acordo com as especificações constantes na Lei de Orçamento e dos créditos adicionais.
(C) das operações que resultem débitos e créditos de natureza financeira, inclusive das entradas compensatórias no ativo e passivo financeiros.
(D) das alterações qualitativas do patrimônio público decorrentes de mutações  patrimoniais ativas e passivas resultantes da execução orçamentária.
(E) dos atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público.

QUESTÃO PARCIALMENTE DESATUALIZADA.
Embora a questão esteja parcialmente desatualizada, é possível resolvê-la e, analisarmos os conceitos dos subsistemas. Diferentemente do que afirma a questão, os subsistemas, conforme NBC T 16.2, são: orçamentário, patrimonial, compensação e de custos.
Orçamentário – registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária;
Patrimonial – registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público;
Custos – registra, processa e evidencia os custos dos bens e serviços, produzidos e ofertados à sociedade pela entidade pública, consoante a NBC T 16.11;
Compensaçãoregistra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle.

Portanto, resposta letra E.

Nenhum comentário:

Postar um comentário