(Analista Judiciário - Contabilidade
- TRT5 - FCC – 2013) 49. Para responder às questões de
números 49 e 50, considere os fatos relacionados, a seguir, referentes ao
exercício financeiro de 2012 de uma determinada entidade do setor público:
−
Previsão da receita e fixação da despesa, referentes à aprovação do orçamento
com base na Lei Orçamentária Anual, no valor de R$ 10.000.000,00.
− Obtenção de Empréstimo por Antecipação
da Receita Orçamentária no valor de R$ 900.000,00.
− Lançamento e arrecadação de tributos
no valor de R$ 3.000.000,00.
− Lançamento e arrecadação de receitas
de serviços no valor de R$ 4.950.000,00.
− Recebimento de créditos não
tributários inscritos em dívida ativa no valor de R$ 500.000,00.
− Contratação de operações de crédito
para compra de bens móveis no valor de R$ 2.000.000,00.
− Abertura de créditos adicionais
especiais no valor de R$ 25.000,00, em julho de 2012.
− Empenho de despesas com: Pessoal e
Encargos Sociais R$ 2.500.000,00; Outras Despesas Correntes − Serviços de Terceiros
- Pessoa Jurídica R$ 5.300.000,00; Inversões Financeiras − Aquisição de Bens
Móveis R$ 2.000.000,00; Juros e Encargos da Dívida R$ 25.000,00.
− Liquidação de despesas com: Pessoal e
Encargos Sociais R$ 2.300.000,00; Outras Despesas Correntes − Serviços de Terceiros
- Pessoa Jurídica R$ 5.000.000,00; Inversões Financeiras − Aquisição de Bens
Móveis R$ 1.600.000,00; Juros e Encargos da Dívida R$ 25.000,00.
− Pagamento de despesas com: Pessoal e
Encargos Sociais R$ 2.100.000,00; Outras Despesas Correntes − Serviços de Terceiros
- Pessoa Jurídica R$ 5.000.000,00; Inversões Financeiras − Aquisição de Bens
Móveis R$ 1.350.000,00; Juros e Encargos da Dívida R$ 25.000,00.
− Pagamento de Restos a Pagar
Processados no valor de R$ 500.000,00.
− Depreciação de bens móveis e imóveis
no valor de R$ 230.000,00.
− Amortização do Principal da Operação
de Crédito por Antecipação da Receita Orçamentária − R$ 900.000,00.
No Balanço Financeiro referente a 2012,
o valor dos Recebimentos e dos Pagamentos Extraorçamentários foram, respectivamente,
(A)
R$ 2.250.000,00 e R$ 500.000,00.
(B)
R$ 2.750.000,00 e R$ 1.400.000,00.
(C)
R$ 900.000,00 e R$ 1.400.000,00.
(D)
R$ 2.250.000,00 e R$ 1.400.000,00.
(E)
R$ 1.350.000,00 e R$ 500.000,00.
A questão está testando os conhecimentos do
candidato sobre a elaboração do Balanço Financeiro, conforme será demonstrado
abaixo:
A
dica para resolver a questão está em identificar as despesas que foram
empenhadas e não pagas no exercício. Isto, porque, conforme art. 103, da Lei n;
4.320/64, para o preenchimento dos restos a pagar inscritos no exercício, que deverá
ser incluso nos recebimentos extraorçamentários para compensar sua inclusão na
despesa orçamentária.
Cumpre
destacar que não elaboramos o Balanço Financeiro completo, nos preocupando apenas
em preencher os dados necessários à resolução da questão.
Resposta letra D.
Como foi calculado o valor dos restos a pagar?
ResponderExcluirCristiani, o cálculo do valor dos restos a pagar foi efetuado com base nas informações dos valores Empenhos, Liquidados e Pagos, ou seja, os Rap Não Processados são os valores empenhados subtraído dos valores liquidados. Já os Rap Processados, o valores empenhados subtraídos dos valores pagos. Abraços e bons estudos!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirLeandro, por favor os restos a pagar inscritos, como chego a eles?°
ResponderExcluirRose, o Restos a Pagar Inscritos serão obtidos por meio da diferença entre o valor Empenhado - Pago.
ExcluirAjudou muito! Obrigada e parabéns!
ResponderExcluir