(IBGE – Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações
Geográficas e Estatísticas – Cesgranrio – 2013) O
Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, na parte IV - Plano de
Contas Aplicado ao Setor Público -, trata, dentre outros assuntos técnicos, do
sistema contábil e de seus respectivos subsistemas. Nesse contexto, as
informações fornecidas à Administração sobre o resultado nominal fazem parte do
Subsistema de informações:
(A)
de Compensação
(B)
de Custos
(C)
Financeiras
(D)
Orçamentárias
(E)
Patrimoniais
O sistema contábil é a estrutura de informações
para identificação, mensuração, avaliação, registro, controle e evidenciação dos
atos e dos fatos da gestão do patrimônio público, com o objetivo de orientar o processo
de decisão, a prestação de contas e a instrumentalização do controle social.
Esse sistema é organizado em subsistemas de
informações, que oferecem produtos diferentes em razão das especificidades
demandadas pelos usuários e facilitam a extração de informações.
Conforme as NBCASP, o sistema contábil
público estrutura-se nos seguintes subsistemas:
a) Subsistema de Informações Orçamentárias – registra, processa e evidencia os atos e
os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária, tais como:
I) Orçamento;
II) Programação e execução orçamentária;
III) Alterações orçamentárias; e
IV) Resultado orçamentário.
b) Subsistema de Informações Patrimoniais – registra, processa e evidencia os fatos financeiros
e não financeiros relacionados com as variações do patrimônio público, subsidiando
a administração com informações tais como:
I) Alterações nos elementos patrimoniais;
II) Resultado econômico; e
III)
Resultado nominal.
c) Subsistema de Custos – registra, processa e evidencia os custos da gestão dos
recursos e do patrimônio públicos, subsidiando a administração com informações
tais como:
I) Custos dos programas, dos projetos e das
atividades desenvolvidas;
II) Bom uso dos recursos públicos; e
III) Custos das unidades contábeis.
d) Subsistema de Compensação - registra, processa e evidencia os atos de
gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do
setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle,
subsidiando a administração com informações tais como:
I) Alterações potenciais nos elementos
patrimoniais; e
II) Acordos, garantias e responsabilidades.
Conforme se percebe do texto acima, a
resposta é a letra E.
Importante destacar, embora não seja objeto
da questão, até certo momento do processo de mudança os lançamentos contábeis
deveriam ocorrer sempre dentro de um mesmo Subsistema. Atualmente, os lançamentos
contábeis devem debitar e creditar contas que apresentem a mesma natureza de informação, seja
patrimonial, orçamentária ou de controle. Assim, os lançamentos estarão
fechados dentro das classes 1, 2, 3 e 4 ou das classes 5 e 6 ou das classes 7 e
8.
- Natureza de Informação Patrimonial
abrange as Classes 1 – Ativo, 2 – Passivo, 3 – Variação Patrimonial Diminutiva
(VPD) e 4 – Variação Patrimonial Aumentativa (VPA);
- Natureza de Informação Orçamentária
abrange as Classes 5 – Controles da Aprovação do Planejamento e Orçamento (Capo)
e 6 – Controles da Execução do Planejamento e Orçamento (Cepo);
- Natureza de Informação de Controle abrange as
Classes 7 – Controles Devedores (CD) e Controles Credores (CC).
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