terça-feira, 6 de maio de 2014

Instrumentos de Planejamento

(Progepe UFPR – Contador – 2013) Em relação ao orçamento público, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( )  De  acordo  com  a  Constituição  Federal,  o  orçamento  anual  é  composto  de:  orçamento  fiscal,  orçamento  de seguridade social e orçamento de investimento das empresas.
( )  A Lei de Diretrizes Orçamentárias tem a vigência de 4 anos, sendo 3 anos da gestão do administrador que a elaborou e mais um ano do próximo governante.
( )  A própria Lei Orçamentária pode conter autorizações ao Executivo para abrir créditos especiais e suplementares até determinada importância.
( )  A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes, e para as relativas aos programas de duração continuada.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a)  V – F – F – F.
b)  F – V – V – V.
c)  F – F – F – V.
d)  V – F – F – V.

A questão aborda os conhecimentos da Constituição Federal de 1988, mais especificamente na Seção que trata “DOS ORÇAMENTOS”. Vamos analisar cada umas das afirmações, indicando o artigo da CF/88 que trata do assunto:

( V )  De  acordo  com  a  Constituição  Federal,  o  orçamento  anual  é  composto  de:  orçamento  fiscal,  orçamento  de seguridade social e orçamento de investimento das empresas. Verdadeiro. (art. 165, § 5º).
( F )  A Lei de Diretrizes Orçamentárias tem a vigência de 4 anos, sendo 3 anos da gestão do administrador que a elaborou e mais um ano do próximo governante. Falso. A lei de diretrizes orçamentárias (LDO) compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento. (art. art. 165, § 2º). A LDO terá vigência de 1 ano. O texto da questão aborda o Plano Plurianual (PPA), que é o instrumento de planejamento que tem vigência de 4 anos, sendo 3 na gestão do administrador quem a elaborou e mais um no ano do próximo governante. Dessa forma, é possível, ao menos na teoria, garantir a continuidade de programas e projetos que estejam em andamento.
( )  A própria Lei Orçamentária pode conter autorizações ao Executivo para abrir créditos especiais e suplementares até determinada importância. Falso. Conforme Art. 7º da Lei nº 4.320/1964, "A Lei de Orçamento poderá conter autorização ao Executivo para abrir créditos suplementares até determinada importância obedecidas as disposições do artigo 43.
( V )  A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes, e para as relativas aos programas de duração continuada. (art. art. 165, § 1º).

2 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Estou adorando o blog! Gostaria de fazer uma observação na alternativa abaixo:
    A própria Lei Orçamentária pode conter autorizações ao Executivo para abrir créditos especiais e suplementares até determinada importância.

    Se eu estiver errada, por favor me corrijam: a alternativa está errada porque mencionou os créditos especiais, pois o dispositivo da lei 4.320 trata-se dos créditos suplementares, conforme transcrito abaixo:

    Art. 7° A Lei de Orçamento poderá conter autorização ao Executivo para:

    I - Abrir créditos suplementares até determinada importância obedecidas as disposições do artigo 43;

    ResponderExcluir
  2. Oi Rosi. Muito obrigado pela contribuição. Você está certíssima. De qualquer forma, importante observar que não há limite para tal autorização, desde que haja recursos disponíveis para abertura.
    Obrigado mesmo!

    ResponderExcluir