quarta-feira, 23 de julho de 2014

AFO

(Agente de Defensoria Pública – Contador – DPE RJ – FCC 2013) 63.  Na classificação por estrutura programática, a despesa com a pavimentação de uma rodovia é classificada como:


(A) função.
(B) subfunção.
(C) projeto.
(D) atividade.
(E) operações especiais.

Conforme estabelecido na Portaria n. 117/98 do então MPO tem-se que:
Função: É o maior nível de agregação das diversas áreas que competem ao setor público;
Subfunção: Representa uma partição da função, visando a agregar determinado subconjunto do setor público.
Projeto: É um instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações, limitadas no tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expansão ou o aperfeiçoamento da ação do Governo;
Atividade: É um instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e permanente, das quais resulta um produto necessário à manutenção da ação do Governo;
Operações Especiais: São despesas que não contribuem para a manutenção das ações de governo, das quais não resulta um produto, e não geram contraprestação sob a forma de bem ou serviço, representando, basicamente, o detalhamento da função "Encargos Especiais".

Do exposto acima, podemos concluir que a pavimentação de uma rodovia trata-se de um Projeto, tendo em vista que sua execução tem prazo determinado, data de início e término.
Portanto, resposta letra C.

2 comentários:

  1. Amo este blog ... sempre me socorrendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Joseane. Ficamos muito felizes por este feedback. Se tiver dúvidas de questões, pode enviar por email que também responderemos. Abraços e bons estudos.

      Excluir