terça-feira, 8 de abril de 2014

Estrutura Conceitual


CFC-1º Exame de Suficiência 2014

Considerando o que dispõe a NBC TG Estrutura Conceitual, a respeito das características qualitativas da informação contábil-financeira útil, julgue os itens abaixo como Verdadeiros(V) ou Falsos(F) e, sem seguida, assinale a opção CORRETA:
  1. Para que a informação contábil-financeira seja útil, ele precisa ser relevante e representar com fidedignidade o que se propõe a representar.
  2. A utilidade da informação contábil-financeira é melhorada se ela for comparável/verificável, tempestiva e compreensível.
  3.  Informação contábil-financeira relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários.
  4.   Comparabilidade é o mesmo que uniformidade e consistência.

A sequência correta é:
a)    F, F, F, V.
b)  F, F, V, V.
c)  V, V, F, F.
d) V, V, V, F.

Resolução:

I-             Para que a informação contábil-financeira seja útil, ele precisa ser relevante e representar com fidedignidade o que se propõe a representar. O item está correto segundo a Estrutura Conceitual e trata das características qualitativas fundamentais da informação contábil: RELEVÂNCIA E REPRESENTAÇÃO FIDEDIGNA.
II-             A utilidade da informação contábil-financeira é melhorada se ela for comparável/verificável, tempestiva e compreensível. Afirmação correta de acordo com o item QC19 da Estrutura Conceitual que evidencia: Comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade são características qualitativas que melhoram a utilidade da informação que é relevante e que é representada com fidedignidade.
III-           Informação contábil-financeira relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários. Afirmação correta de acordo com o item QC26 da Estrutura Conceitual.
IV-          Comparabilidade é o mesmo que uniformidade e consistência. Segundo o CPC00, PRONUNCIAMENTO CONCEITUAL BÁSICO, QC23. Comparabilidade não significa uniformidade. Para que a informação seja comparável, coisas iguais precisam parecer iguais e coisas diferentes precisam parecer diferentes. Por sua vez, segundo os itens QC 21 e 22, consistência, embora esteja relacionada com a comparabilidade, NÃO SIGNIFICA O MESMO. Consistência refere-se ao uso dos mesmos métodos para os mesmos itens, tanto de um período para outro considerando a mesma entidade que reporta a informação, quanto para um único período entre entidades. Comparabilidade é o objetivo; a consistência auxilia a alcançar esse objetivo.   Item falso!


GABARITO: LETRA D. Bons Estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário