(ALEPE
– FCC – 2014) – Dúvida Forum Concurseiro
- Previsão da receita e fixação da despesa referente à
aprovação do orçamento com base na Lei Orçamentária Anual, no valor de R$
21.000.000,00.
- Lançamento de receitas tributárias no valor de R$ 15.000.000,00.
- Arrecadação de receitas tributárias no valor de R$ 14.800.000,00.
- Lançamento e arrecadação de receitas de serviços no valor de R$ 3.000.000,00.
- Lançamento e arrecadação de outras receitas correntes – multas e juros de mora no valor de R$ 300.000,00
- Recebimento de créditos não tributários inscritos em dívida ativa no valor de R$ 450.000,00.
- Recebimento de aluguéis referentes a 2012 no valor de R$ 100.000,00.
- Obtenção de operações de crédito de longo prazo no valor de R$ 2.300.000,00.
- Empenho de despesas com:
----- Pessoal e Encargos Sociais: R$ 10.000.000,00
----- Outras Despesas Correntes – Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica: R$ 1.200.000,00
----- Outras Despesas Correntes – Material de Consumo: R$ 3.500.000,00
----- Investimentos – Equipamentos e Material Permanente: R$ 1.100.000,00
----- Investimentos – Obras e Instalações: 4.500.000,00
----- Juros e Encargos da Dívida: R$ 100.000,00
- Liquidação de despesas com:
----- Pessoal e Encargos Sociais: R$ 9.500.000,00
----- Outras Despesas Correntes – Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica: R$ 1.100.000,00
----- Outras Despesas Correntes – Material de Consumo: R$ 3.300.000,00
----- Investimentos – Equipamentos e Material Permanente: R$ 1.100.000,00
----- Investimentos – Obras e Instalações: 3.500.000,00
----- Juros e Encargos da Dívida: R$ 100.000,00
- Pagamento de despesas com:
----- Pessoal e Encargos Sociais: R$ 8.900.000,00
----- Outras Despesas Correntes – Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica: R$ 900.000,00
----- Outras Despesas Correntes – Material de Consumo: R$ 3.000.000,00
----- Investimentos – Equipamentos e Material Permanente: R$ 800.000,00
----- Investimentos – Obras e Instalações: 3.000.000,00
----- Juros e Encargos da Dívida: R$ 80.000,00
- Pagamento de Restos a Pagar Processados (referentes à despesa corrente) no valor de R$ 1.300.000,00
- Depreciação do ativo imobilizado no valor de R$ 2.200.000,00
- Devolução de Depósitos Cauções no valor de R$ 120.000,00
Informações Adicionais:
- Os fatos geradores das multas e juros ocorreram em 2013
- A despesa com Pessoal e Encargos é relativa à manutenção das atividades governamentais
- Do material de consumo adquirido, foram consumidos R$ 3.000.000,00 em 2013 e não havia estoque inicial em 2013
- Os serviços de terceiros (pessoa jurídica) referem-se à manutenção dos veículos em uso na entidade pública e foram prestados em 2013
- Os juros e encargos são referentes ao exercício de 2013
Q1 - Com base no regime de competência, o resultado patrimonial do exercício financeiro de 2013 foi, em reais,
a) 2.950.000,00.
b) 2.100.000,00.
c) 1.100.000,00.
d) 3.630.000,00.
e) 2.400.000,00.
- Lançamento de receitas tributárias no valor de R$ 15.000.000,00.
- Arrecadação de receitas tributárias no valor de R$ 14.800.000,00.
- Lançamento e arrecadação de receitas de serviços no valor de R$ 3.000.000,00.
- Lançamento e arrecadação de outras receitas correntes – multas e juros de mora no valor de R$ 300.000,00
- Recebimento de créditos não tributários inscritos em dívida ativa no valor de R$ 450.000,00.
- Recebimento de aluguéis referentes a 2012 no valor de R$ 100.000,00.
- Obtenção de operações de crédito de longo prazo no valor de R$ 2.300.000,00.
- Empenho de despesas com:
----- Pessoal e Encargos Sociais: R$ 10.000.000,00
----- Outras Despesas Correntes – Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica: R$ 1.200.000,00
----- Outras Despesas Correntes – Material de Consumo: R$ 3.500.000,00
----- Investimentos – Equipamentos e Material Permanente: R$ 1.100.000,00
----- Investimentos – Obras e Instalações: 4.500.000,00
----- Juros e Encargos da Dívida: R$ 100.000,00
- Liquidação de despesas com:
----- Pessoal e Encargos Sociais: R$ 9.500.000,00
----- Outras Despesas Correntes – Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica: R$ 1.100.000,00
----- Outras Despesas Correntes – Material de Consumo: R$ 3.300.000,00
----- Investimentos – Equipamentos e Material Permanente: R$ 1.100.000,00
----- Investimentos – Obras e Instalações: 3.500.000,00
----- Juros e Encargos da Dívida: R$ 100.000,00
- Pagamento de despesas com:
----- Pessoal e Encargos Sociais: R$ 8.900.000,00
----- Outras Despesas Correntes – Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica: R$ 900.000,00
----- Outras Despesas Correntes – Material de Consumo: R$ 3.000.000,00
----- Investimentos – Equipamentos e Material Permanente: R$ 800.000,00
----- Investimentos – Obras e Instalações: 3.000.000,00
----- Juros e Encargos da Dívida: R$ 80.000,00
- Pagamento de Restos a Pagar Processados (referentes à despesa corrente) no valor de R$ 1.300.000,00
- Depreciação do ativo imobilizado no valor de R$ 2.200.000,00
- Devolução de Depósitos Cauções no valor de R$ 120.000,00
Informações Adicionais:
- Os fatos geradores das multas e juros ocorreram em 2013
- A despesa com Pessoal e Encargos é relativa à manutenção das atividades governamentais
- Do material de consumo adquirido, foram consumidos R$ 3.000.000,00 em 2013 e não havia estoque inicial em 2013
- Os serviços de terceiros (pessoa jurídica) referem-se à manutenção dos veículos em uso na entidade pública e foram prestados em 2013
- Os juros e encargos são referentes ao exercício de 2013
Q1 - Com base no regime de competência, o resultado patrimonial do exercício financeiro de 2013 foi, em reais,
a) 2.950.000,00.
b) 2.100.000,00.
c) 1.100.000,00.
d) 3.630.000,00.
e) 2.400.000,00.
Q2 - No exercício de 2013, o resultado de execução orçamentária, em reais, conforme Lei nº 4.320/64, for superavitário em
a) 100.000,00.
b) 450.000,00.
c) 750.000,00.
d) 2.350.000,00.
e) 550.000,00.
O resultado da
execução orçamentária é calculo pelas receitas realizadas – despesas
realizadas:
Resultado da
Execução Orçamentária
|
Valor (R$)
|
|
|
|
|
Receita Realizada (Arrecadada)
|
20.950.000,00
|
|
|
|
|
Arrecadação de receitas tributárias
|
14.800.000,00
|
|
Lançamento e arrecadação de receitas de serviços
|
3.000.000,00
|
|
Lançamento e arrecadação de outras receitas correntes
– multas e juros de mora
|
300.000,00
|
|
Recebimento de créditos não tributários inscritos
em dívida ativa
|
450.000,00
|
|
Recebimento de aluguéis referentes a 2012
|
100.000,00
|
|
Obtenção de operações de crédito de longo prazo
|
2.300.000,00
|
|
|
|
|
Despesa Realizada (Empenhada)
|
20.400.000,00
|
|
|
|
|
Pessoal e Encargos Sociais
|
10.000.000,00
|
|
Outras Despesas Correntes – Outros Serviços de
Terceiros - Pessoa Jurídica
|
1.200.000,00
|
|
Outras Despesas Correntes – Material de Consumo
|
3.500.000,00
|
|
Investimentos – Equipamentos e Material
Permanente
|
1.100.000,00
|
|
Investimentos – Obras e Instalações
|
4.500.000,00
|
|
Juros e Encargos da Dívida
|
100.000,00
|
|
|
|
|
Resultado da execução Orçamentária
|
550.000,00
|
Pq na DVP foi considerada a despesa pela liquidação e no Balanço orçamentário pelo empenho?
ResponderExcluirWellington, para cálculo das variações quantitativas constantes da DVP, serão utilizadas as classes 4 (VPA) e 3 (VPD), ou seja, receita e despesa sob o enfoque patrimonial. Nesse contexto, cumpre destacar que o registro contábil da VPA e VPD ocorrerá pelo regime de competência, ou seja, quando da ocorrência do fato gerador, independente do recebimento ou pagamento. No caso da VPA, o fato gerador é o lançamento e da VPD é a liquidação da despesa. Por outro lado, o Balanço Orçamentário será elaborado tendo como base o que dispõe o art. 35 da Lei n. 4.320/64, considerando como despesa do exercício tudo que foi empenhado e como receita o que foi arrecadado.
ExcluirQualquer dúvida, fique a vontade para questionar.
Abraços e bons estudos!!!
Beleza, entendi. Obrigado pela ajuda!
ExcluirShow!!! Continue participando. Abraços!!!
Excluir