sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Contabilidade Geral: Equação patrimonial

(TRT 17ª Região – Analista – Contabilidade – CESPE 2009) Quando, na equação patrimonial de uma entidade, o ativo total, somado à situação líquida, é igual ao passivo total, a situação financeira da entidade pode ser considerada bastante confortável.

E – A questão trata da equação fundamental da contabilidade: Ativo – Passivo = Patrimônio Líquido (situação líquida). Neste caso, conforme dispositivo da questão, temos que: Ativo + Patrimônio Líquido = Passivo. Adequando à equação fundamental temos Ativo – Passivo = - Patrimônio Líquido, ou seja, neste caso teríamos uma situação denominada de Passivo a Descoberto, pois o Passivo é maior que o Ativo, fazendo com que o Patrimônio Líquido da empresa seja negativo. Esta situação não é nada confortável para empresa, podendo até levá-la à falência.

10 comentários:

  1. Respostas
    1. Que bom que gostou, Jéssyca. Bons estudos!!!

      Excluir
    2. PL = A - P (I)
      A + PL = P (II)
      Substituindo a equação (I) na equação (II), temos:
      A + A - P = P
      2.A = 2.P
      A = P, substituindo em (I), vem que:
      PL = A - A = 0
      Situação líquida NULA!
      Não sei como sites como o estratégia concursos e você disseram que se trata de passivo a descoberto.. A matemática não mente.. PL=0
      Abraço.

      Excluir
    3. Prezado (a) colega, o erro está na premissa que você utilizou na equação II, pois o correto seria A-PL = P e não como constou na sua explicação. Obrigado por acessar nosso blog. Abraços e bons estudos!!!

      Excluir
    4. "...o ativo total, somado à situação líquida, é igual ao passivo total..."
      Se SOMADO não for o sinal de "+" a minha premissa tá errada mesmo, mas o enunciado deixa bastante claro, SOMADO, logo
      A + PL = P

      E mesmo que a sua premissa esteja correta, ou seja, A - PL = P, temos
      PL = A - P, equação patrimonial da contabilidade, NÃO podemos afirmar nada muito menos que se trata de um passivo a descoberto, por favor, olha com mais atenção ao enunciado e a minha resposta, obrigado a você por me responder.

      Excluir
    5. Prezado (a) colega, o fato da questão trazer o termo somado, não que dizer que se trata de números positivos. Cuidado com a interpretação da questão!!! Nesse contexto, tomando-se por base a equação fundamental, ou seja, A - P = PL, jamais existiria a condição de A+PL=P, salvo se esse PL seja negativo. Sendo assim, para que se possa avaliar a questão deve-se raciocinar da seguinte forma A+(-PL)=P (perceba que nesse caso o seu "somado" continua existindo), pois somente assim a equação fundamental está sendo observada. Dessa forma, considerando que o PL está negativo, podemos afirmar que há passivo a descoberto e que a entidade não está numa situação confortável. Espero que tenha mais cuidado e atenção nas questões envolvendo o tema, sempre se lembrando que a equação fundamental jamais poderá de ser descumprida. Bons estudos!

      Excluir
    6. Muito obrigado pela atenção novamente amigo! Mas ainda não me convenci dessa solução não, até porque na sua primeira esolução do exercício você considera A + PL = P, tanto que você passa o PL para a direita e fica A - P = - PL, e agora você diz que jamais existirá A + PL = P, enfim é uma equação de 3 variáveis apenas, não era para estar gerando nenhuma dúvida não.. E novamente se considerarmos essa equação que você colocou por ultimo A + (-PL) = P, novamente teremos PL = A - P, equação fundamental da contabilidade, e não dá pra afirmar nada sobre a equação original.. Bons estudos!

      Excluir
  2. Boa Noite!!

    Nesse caso considero nulo também, pois a questão fala de "passivo total", que sabemos que deve ser igual ao ativo total, portanto a situação líquida é zero, ou seja, NULA. Sara

    ResponderExcluir
  3. Gabarito: ERRADO



    Se não me engano no balanço patrimonial o ATIVO TOTAL sempre será igual ao PASSIVO TOTAL. Logo, AT = PT. Sendo assim e se não me engano novamente, o PASSIVO TOTAL= PASSÍVEL EXIGÍVEL + PATRIMÔNIO LÍQUIDO(SL -> Situação Líquida). Deste modo, AT = PT -> AT = PE + PL. Na questão ele diz que o AT + PL = PT. Susbstituindo temos, (PE + PL) + PL = PT ou seja, (PE + PL) + PL = PE + PL. Assim, PL + PL - PL = PE - PE. Então, PL = 0. E se PL é 0, e SL é a mesma coisa que PL, então SL = 0 e é chamada de nula, compensada ou equilibrada. E não negativa como é afirmado, por alguns.

    Patrimônio Líquido (PL que é a mesma coisa SL): representa a diferença entre o Ativo e o Passivo Exigível, ou seja, é a parte dos bens e direitos que efetivamente pertence à empresa e ficarão com o proprietário acaso a empresa seja extinta, depois que forem honradas todas as obrigações exigíveis.

    E se o PL é igual a zero é porque o dono da empresa depois de ter pago tudo o que devia, fico com saldo igual a zero.


    Entretanto... pensei no que disse o colega:


    Se usarmos a lógica e pensar que, você tem que somar o Ativo Total com a SL para ser igual ao PT fica obvio que o Ativo Total é menor que o Passivo Total, pois precisou ser somado com outro valor para chegar ao valor do Passivo Total.



    Só que se partirmos do que foi dito primeiramente, sendo SL = 0, então AT = PT, dessa forma, AT não é maior que PT.

    Agradeço a atenção amigo, bons estudos.

    ResponderExcluir