quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Contabilidade Aplicada ao Setor Público - Demonstrações Contábeis



(IBGE – Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas – Cesgranrio – 2013) De acordo com as normas contábeis em vigor, aplicadas ao setor público, o déficit financeiro é apurado no(a):

(A) Balanço Financeiro
(B) Balanço Orçamentário
(C) Balanço Patrimonial
(D) Demonstração Do Resultado Econômico
(E) Demonstração Das Mutações do Patrimônio Líquido

Essa é uma pegadinha recorrente em diversos concursos!!!!
Embora o candidato sinta muito vontade de marcar a letra  A, Balanço Financeiro, esta não é a resposta correta.
No Balanço Financeiro, o resultado encontrado é o resultado financeiro do exercício corresponde à diferença entre o somatório dos ingressos orçamentários com os extraorçamentários e dos dispêndios orçamentários e extraorçamentários. Se os ingressos forem maiores que os dispêndios, ocorrerá um superávit; caso contrário, ocorrerá um déficit. Este resultado não deve ser entendido como superávit ou déficit financeiro do exercício, cuja apuração é obtida por meio do Balanço Patrimonial. O resultado financeiro do exercício pode ser também apurado pela diferença entre o saldo em espécie para o exercício seguinte e o saldo em espécie do exercício anterior.
Cumpre destacar que, como anexo ao Balanço Patrimonial, deverá ser elaborado o demonstrativo do superávit/déficit financeiro apurado no Balanço Patrimonial do exercício.
Resposta letra C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário