sábado, 4 de junho de 2016

Prova TCE-SC - Contabilidade 2016

84 Cabe aos tribunais de contas garantir procedimentos suficientes de prestação de contas e instrumentalização do controle social, sendo-lhes facultado observar as normas e técnicas próprias da contabilidade aplicada ao setor público.

A NBC T 16.1, que trata da Conceituação, Objeto e Campo de Aplicação, estabelece que as norma se aplicam às entidades do setor público, as quais podem ser definidas como “órgãos, fundos e pessoas jurídicas de direito público ou que, possuindo personalidade jurídica de direito privado, recebam, guardem, movimentem, gerenciem ou apliquem dinheiros, bens e valores públicos, na execução de suas atividades. Equiparam-se, para efeito contábil, as pessoas físicas que recebam subvenção, benefício, ou incentivo, fiscal ou creditício, de órgão público”.
Outro erro da questão está em afirmar que cumpre aos Tribunais de Contas garantir os procedimentos para prestação e instrumentalização do controle social. Esse é o objetivo da contabilidade: “O objetivo da Contabilidade Aplicada ao Setor Público é fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público e suas mutações, em apoio ao processo de tomada de decisão; a adequada prestação de contas; e o necessário suporte para a instrumentalização do controle social”.


Portanto, item Errado.

ATENÇÃO: Se a questão estivesse escrita da seguinte forma, o gabarito seria correto:

O reconhecimento da receita orçamentária deve pode ser feito concomitantemente com a baixa dos valores a receber registrados em contas de ativo com atributo permanente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário