sábado, 4 de junho de 2016

Prova TCE-SC - Contabilidade 2016

Ainda conforme o MCASP, julgue os itens seguintes, a respeito dos elementos que compõem as demonstrações contábeis aplicadas ao setor público.
87 Independentemente de haver ingresso de recursos, as variações patrimoniais auferidas com a venda de bens que resultem em aumento do patrimônio líquido deverão estar incluídas nas variações patrimoniais aumentativas da demonstração das variações patrimoniais.
A Demonstração das Variações Patrimoniais tem por objetivo evidenciar as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, indicando o resultado patrimonial do exercício.
Esse resultado patrimonial é calcula pela diferença entre as variações quantitativas ocorridas no exercício, ou seja, Variações Patrimoniais Aumentativas (VPA) – Variações Patrimoniais Diminutivas (VPD).
Após o início do processo de convergência, esse demonstração tornou-se similar à Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) que é elaborada pelas entidades que efetuam os registros contábeis com base na Lei n. 6.404/76.
Com isso, é por meio da DVP que se torna possível identificar a aplicação integral do Regime de Competência, ou seja, registro dos fatos contábeis no momento da ocorrência do fato gerador, independentemente do recebimento ou pagamento.
Sendo assim, tomando como referência o item da questão, quando da venda de um bem, ocorrerá o seguinte registro contábil:
D – Ativo – Clientes (P)
C – VPA

Considerando que a VPA é uma variação quantitativa e, portanto, aumenta o Patrimônio Líquido da entidade, tal fato será evidenciado na Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP).


Sendo assim, o item está Correto!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário